sexta-feira, 30 de novembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA – EDUCAÇÃO


UNIDADE 4 – ATIVIDADE: 4.3 LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA – EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA-MG.
FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO.
CURSISTAS: ARLETE DE FÁTIMA RIBEIRO GUIMARÃES
LUCILAR APARECIDA RIBEIRO DA SILVA

Ao ler o texto de Sílvio Pereira Da Costa, nota-se que as tecnologias de informações e comunicações causou uma grande revolução em escola na cidade de Florianópolis e no modo de vida das pessoas; Muitas vezes por falta de prática ou não saber atuar com certas tecnologias.
Faz-se necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa. Quando passamos a utilizar percebemos a importância do planejamento. Sentimos necessidade de melhores avanços, pois as vezes ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios, onde todos estamos procurando se qualificar.
Percebe-se que escola, família, grupo sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Nota se a importância de haver dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel politico, cultural e econômico das mídias.
Na minha experiência com trabalhos realizados percebi que os alunos tem a capacidade de desenvolver , disciplina, maturidade para as tomadas de decisões, criatividade e auto estima elevada ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Pode-se afirmar que na nossa realidade há apoio por parte da instituição.
Acreditamos que estamos trabalhando o caminho para o uso eficiente da tecnologia em sala de aula, pensa -se que o autor Sílvio diria que estamos procurando nos aperfeiçoar de forma significativa, pensando em atender as necessidades dos nossos alunos.
Referências:

OROFINO, Maria Isabel: Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire.2005.

SUZUKI, Juliana Telles Farias, RAMPAZZO, Sandra Regina Dos Reis. Tecnologia em educação; São Paulo; Peterson Education Do Brasil, 2009.

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/mod86886/unidade%204/textomidiaeducacao.pdfacessoem27/11/2012.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Conceito de currículo

Conceito de currículo
       Percebe-se que ao desenvolver o projeto tinhamos como objetivo maior fazer com que os alunos  pudesse ter maior conhecimento e refletir sobre as questões que ocorrem ao seu redor e das quais fazem parte.
       Os conteúdos identificados no projeto estão inseridos no currículo formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos que os alunos aprenderam sobre o uso da tecnologia constituem parte do currículo. Um currículo é o caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. É formado pelos componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola com a função de orientar as atividades educativas.
       Nota-se a importancia de incluir no currículo as tecnologias, pois são várias as contribuições no desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento e novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e de aprender, interagindo com o objeto do conhecimento.
       Então currículo nada mais é que a apropriação do conhecimento, a aprendizagem trabalhada de forma integradora, interdisciplinar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Relatorio

Relatorio
         Percebe-se que o projeto nos leva à reflexão sobre o consumo conciente de energia elétrica nos concientizando sobre mudanças de habitos para que haja redução de mante-lo reduzido.
         Nos estimula a pensar de onde vem a energia e como combater o desperdício.
         É importante estudar não superficialmente, mas esclarecendo e pesquisando de maneira que venha a intender a importancia de não apenas apagar a luz para não gastar energia, mas sim fazer um levantamento do consumo de energia elétrica, sobre os gastos das escolas, das casas e etc.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COMINTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COMINTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA
Projeto Procel  Energia: Se ligue nessa idéia
Publico Alvo: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.

Objetivos
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.
 Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola  os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola  e como estão sendo usados.
7.
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como  a
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos  da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdício e tomar providências necessárias como: apagar a luz, fechar torneiras, etc. 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PLANO DE AULA




Cursista: Mirtes Afonso dos Santos
Lucilar Aparecida Ribeiro da silva
Arlete de Fátima Ribeiro Guimarães
Atividade3-1 Contextualização a mudança da Teoria à Prática
Município: São João da Lagoa MG
Formadora: Suzana Alves Araújo

O Momento atual em tempo de transformação no bom desenvolvimento do ensino educacional, inovar é a questão de sobrevivência. É importante relevar o diálogo entre professor e aluno, valorizando a linguagem do aluno. Nos dias de hoje a tecnologia está ganhando espaço na contextualização escolar. Para o desenvolvimento de uma boa aula é muito importante o diálogo favorecendo os trabalhos entre professor e alunos.



Cursista: Mirtes Afonso dos Santos
Lucilar Aparecida Ribeiro da silva
Arlete de Fátima Ribeiro Guimarães
Atividade3-1 Contextualização a mudança da Teoria à Prática
Município: São João da Lagoa MG
Formadora: Suzana Alves Araújo

O Momento atual em tempo de transformação no bom desenvolvimento do ensino educacional, inovar é a questão de sobrevivência. É importante relevar o diálogo entre professor e aluno, valorizando a linguagem do aluno. Nos dias de hoje a tecnologia está ganhando espaço na contextualização escolar. Para o desenvolvimento de uma boa aula é muito importante o diálogo favorecendo os trabalhos entre professor e alunos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012




REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

CURSISTA:  MIRTES AFONSO E LUCILAR
ATIVIDADE 2.8 - REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

RELATO DA EXPERIÊNCIA

Esta atividade da história do PATINHO FEIO foi realizada no dia 18 de setembro de 2012 na Escola Benedito Pereira Lima, onde foi trabalhado mostrando aos alunos o livro, contando a historia e mostrando a ilustração. Logo depois realizamos a interpretação da história preparando os alunos a desenvolver a leitura e a escrita, onde eles fizeram reconto oral. Teve a apresentação do filme em dvd onde os alunos comentaram. Depois os alunos fizeram o reconto através dos desenhos. Foi muito gratificante esta atividade. Os alunos gostaram e teve uma participação e o envolvimento no decorrer da aula.  A turma teve um maior interesse em realizar a atividade na sala.














PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.6
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
CURSISTA:  MIRTES AFONSO E LUCILAR

TEMA: Trabalhando contos usando hipertexto
ESCOLA: Escola Municipal Benedito Pereira Lima
Série: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
DURAÇÃO:


APRESENTAÇÃO

Conto: O PATINHO FEIO



 Objetivo

  Despertar o gosto de ouvir e assistir história.
  Refletir sobre a importância da amizade
   Desenvolver a percepção e a habilidade de reproduzir.


Recursos: Livro literário, chamex, data show, telão, máquina fotográfica, lápis e lápis de cor.

Desenvolvimento

Oração

1° momento - Apresentação do livro “O Patinho Feio” (título, autor, ilustrador, etc.).

2° momento - Contar a historia mostrando ilustrações. Fazer o reconto oral.

3° momento - Assistir o filme: assistir o filme “o patinha feio” e comentar o filme.

4° momento - Fazer o reconto através de desenhos

Culminância: Será feita de acordo com a participação e o envolvimento no decorrer da aula.