segunda-feira, 2 de julho de 2012

PLANO DE AULA DO PROJETO CIRANDA DE LEITURA


Plano de aula



Áreas de conhecimento: Português e Artes

Série: 2° Ano.

Objetivos: D4=> Reconhecer unidade fonológica verificar se a criança utiliza os princípios e as regras ortográficas do sistema da escrita.

D6=> Verificar se a criança identifica rimas, as sílabas e os sons existente no início, meio e no final de palavras.



Desenvolvimento:

Ficha individual: Nome da escola, da comunidade, professora, tempo, e nome do aluno. Correção individual e coletiva da tarefa.



Português:

Texto: Proezas de João Grilo



João Grilo foi um cristão
que nasceu antes do dia
criou-se sem formosura
mas tinha sabedoria
e morreu depois da hora
pelas artes que fazia.

E nasceu de sete meses
chorou no bucho da mãe
quando ela pegou um gato
ele gritou: não me arranhe
não jogue neste animal
que talvez você não ganhe.

Na noite que João nasceu
houve um eclipse na lua
e detonou um vulcão
que ainda continua
naquela noite correu
um lobisomem na rua.

Porém João Grilo criou-se
pequeno, magro e sambudo
as pernas tortas e finas
e boca grande e beiçudo
no sítio onde morava
dava notícia de tudo.

João perdeu o seu pai
com sete anos de idade
morava perto de um rio
Ia pescar toda tarde
um dia fez uma cena
que admirou a cidade.

O rio estava de nado
vinha um vaqueiro de fora
perguntou: dará passagem?
João Grilo disse: inda agora
o gadinho do meu pai
passou com o lombo de fora.

O vaqueiro bota o cavalo
com uma braça deu nado
foi sair já muito embaixo
quase que morre afogado
voltou e disse ao menino:
você é um desgraçado.

João Grilo foi ver o gado
pra provar aquele ato
veio trazendo na frente
um bom rebanho de pato
os pássaros passaram n’água
João provou que era exato...


1° dia=> Exploração do texto

·         Apresentação do texto ( em cartaz com letra caixa alta ).

·         Exploração do título e formulação de hipóteses sobre o tema geral

·         Leitura natural do texto completo

·         Interpretação oral e trocas de idéias com a turma sobre o que compreenderam de leitura:

·         Leitura didática feita pelo professor observando os aspectos formais da escrita.

·         Pedir que o aluno faça a leitura

·         Leitura coletiva do texto.



Registro: copiar texto no caderno



Com a atividade trabalhar os princípios básicos da escrita ( título centralizado, direção, número de frases, uso de letras maiúsculas e minúscula, pontuação, acentuação, espaço entre as palavras, traçado de letras.

·         Oficinas de desenhos e ilustrações

·         Recontar história

·         Ilustrar a parte que mais gostou





Recursos Humanos:

Professoras, Alunos e Equipe pedagógica.



Recursos Materiais:

·         Livros Literários:

·         Livros, revistas e jornais

·         Papéis variados

·         Cola, tesoura e outros



Culminância:

Montagem de um mural e mostra literária.



Avaliação:

·         Ocorrerá de forma processual e contínua visando possíveis e necessárias intervenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário