segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto Ciranda de Leitura


                                 Projeto Ciranda de Leitura

 Ensino Fundamental

      O que transforma uma pessoa não é aprender a ler e escrever, mas fazer o uso da leitura e da escrita.

JUSTIFICATIVA:

           Ler e interpretar é a base para aquisição de todo e qualquer conhecimento. Com a necessidade do aluno desenvolver a leitura fluente, escrita, interpretação e o gosto pela leitura, vi a necessidade  de desenvolver este projeto.                                                                                                                                                  

        Sabe-se que, o aluno que possui contato com livros e leituras realizadas e incentivadas por educadores, terá um melhor desempenho escolar onde o habito de ler transforma em verdadeiro prazer.                                                                                                                                                                Este projeto permite que cada sala de aula tenha seu próprio acervo literário onde possibilita que a Ciranda de leitura seja sempre incentivada pelos educadores e as escolhas dos livros feita pelos próprios estudantes.                                                                                                                                O projeto Ciranda de leitura acontece em sala de aula e na biblioteca para formar o hábito de frequentar adequadamente, realizando aquisições deste acervo possibilitando a leitura     extraclasse.                                                                                                                                                            Todas as atividades do projeto são registradas e catalogadas para que os estudantes acompanhem o desenvolvimento do processo de aprendizagem.                                                                                                                                                                                                                                          

 OBJETIVOS:

*Incentivar a formação de leitores;                                                                                                                      *Despertar o gosto pela leitura formando estudantes mais critico, coerentes e com maior facilidade de interpretação;                                                                                                                                *Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente.                              

 *Incentivar a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da língua portuguesa.                     

*Oportunizar aos estudantes o  acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

2.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1.Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.                                                                            2.Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura.                                                                                 3.Valorizar a cultura popular na comunidade e na própria escola.                                                                  4.Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual.

5.contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educandos.                                                                   6.Produzir livretos, fazendo o uso  do conhecimento adquiridos durante o projeto.                                                           

3.0 METODOLOGIA:

                O projeto reposição e percas aprendizagem do aluno  em leitura e escrita mobiliza os alunos do Ensino Fundamental, professores e núcleo gestor.                                                                                                                     Os alunos refletirão sobre o que e cultura erudita e a cultura popular.                                                                  Em seguida serão realizadas oficinas de leitura para os alunos irem conhecendo diferentes obras e estilos utilizados na literatura. Para isso serão utilizadas varias dinâmicas de leitura como silenciosa, leitura compartilhada, leitura dramatizada, declamação de poesias etc.                                                                                                                                                                                          Serão realizadas oficinas de produções de texto  com uma introdução as regras da literatura: versos , estrofes, rimas.                                                                                                                              Também serão realizadas oficinas de introdução as técnicas de gravura, a partir das quais os alunos farão desenhos para suas produções.

3.1 DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA:

                Parte do princípio que a leitura é a base para a aquisição de todo e qualquer conhecimento construído ou socializado na escola.                                                                                                                       Porém faz-se necessário um ação mais ousada para aqueles alunos com mais dificuldades, tornando necessária a realização deste projeto  porque, sabe-se  que a leitura  e a escrita interferem  no contexto  político social econômico e cultural dos indivíduos , por que promove  a reflexão , a interação e o crescimento  intelectual  dos alunos  tornando-os  sujeitos  ativos , capazes de interpretar , compreender e transformar  a sociedade,Portanto , e um instrumento de cidadania.  

3.2  DURAÇÃO DO PROJETO:

                O projeto deverá ser trabalhado durante o ano letivo 2012 dando oportunidade de participação a todos os alunos Ensino Fundamental que apresentarem dificuldade de leitura e escrita .

3.3 ATIVIDADES REALIZADAS:

*Oficinas de leitura de cordéis

1-Seminário sobre cultura popular

2-Oficinas de produção texto

3-Oficinas desenhos e ilustrações

4-Leitura de texto literários.     

5-Exposição dos livros produzidos pelos alunos para os colegas  e comunidades Escolar.

 Atividades de produção e confecções de cordéis

3.4-procedimentos do professor

*Orientar os educando para atividades de leitura e escrita.

*Incentivo e indicação de livros e autores

*Socialização das produções feitas pelos alunos.

*Elogiar os trabalhos apresentados sugerindo o que deve ser melhorado.                                                

Buscar parcerias e apoios  dos demais professores para o desenvolvimento das atividades.     

4.1 RECURSOS NECESSÁRIOS

4.1 Humanos

1.Alunos do Ensino Fundamental 

2. Colaboração , núcleo gestor

3.Parceira com a comunidade

4. Físico

1.Sala de aula

2 .Pátio da escola

MATERIAIS:

     1.Livros

    2. Cartolina

    3. Caderno

    4.Lápis de cor

     5. Lápis preto

6.       Papel ofício A4

7.       Tecido algodãozinho





AVALIAÇÃO:



                Será feita de acordo com as atividades e os objetivos propostos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário